Introdução
ao Ano Letivo
O
Papel da Geografia no ambiente escolar e na vida do estudante:
·
o desenvolvimento do domínio da
espacialidade, o reconhecimento dos princípios e leis que regem os tempos da
natureza e o tempo social na busca de interpretar o espaço geográfico;
·
desenvolver o raciocínio geográfico na
conexão entre os componentes físico-naturais e, destes, com as ações antrópicas
(entender as relações entre as sociedades e a natureza);
·
a compreensão das relações entre os
eventos geográficos em diferentes escalas, social, econômica, cultural e
política;
·
contribuir para a formação de cidadãos
reflexivos, críticos, autônomos e transformadores da realidade local, regional
e global em um mundo complexo e em constante transformação;
·
formação humana integral na construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva;
·
compreender as distintas sociedades
existentes nas diversas regiões do planeta;
·
compreender o desenvolvimento da
história, da sociedade, do espaço, e os mecanismos e instrumentos para tanto.
(EF08GE05)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país e analisar os
conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações
geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir
do pós-guerra.
(EF09GE19*)
Analisar as relações entre o local e o global e discutir a pluralidade de
sujeitos em diferentes lugares.
O Espaço Mundial: diversidade e
regionalização
Espaço
Geográfico: produto das relações sociais, econômicas, políticas, culturais,
simbólicas e ambientais que nele se estabelecem. É resultado de um processo que
ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas na trama
entre objetos técnicos e informacionais, fluxos de matéria e informação, que se
manifestam e atuam sobre uma base física, representa interesses, técnicas e
valores dessas mesmas sociedades conectadas aos seus contextos. Conceito
mais amplo e complexo da Geografia, porém é necessário o domínio de outros
conceitos operacionais. É o resultado da interação das técnicas das
práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
Existem
dois critérios para determinar o número de continentes.
·
Critério geográfico-geológico: Euro-Afro-Asiático,
Americano, Oceania e Antártico.
·
Critério histórico-cultural:
por considerar a história dos povos e suas culturas há seis continentes.
Estado:
é necessário uma base territorial, uma população permanente e um governo
efetivo e minimamente estável. Trata-se do poder político predominante em
uma sociedade, exercido em uma parcela do espaço geográfico, busca zelar pela
lei e pela ordem, proteger e preservar o território e representar a sociedade –
por isso o termo Estado-nação.
Sociedade:
conjunto de pessoas que por meio de sua cultura, imprime uma particular
plasticidade à natureza que é produzida pela intencionalidade social. Povo:
totalidade de pessoas que habitam determinado território, os quais formam um
Estado.
Governo: organização que tem responsabilidade
de administrar um país, estado e município. Ao longo do tempo o Estado foi
governado por monarquias, autarquias e democracias. Com o desenvolvimento
econômico e político mundial o Estado se abre para as relações internacionais.
Atualmente com a globalização se unem formando organizações supranacionais.
País: A dinâmica dos países do globo muda com
o decorrer da história em função de novas metodologias, conceitos e
transformações dos arranjos socioeconômicos e geopolíticos entre os Estados. Frequentemente
é usado como sinônimo de Estado, no entanto há distinção entre eles. País
refere-se ao território de um Estado, enquanto Estado corresponde à instituição
que exerce poder sobre um território e sua população.
Nação:
agrupamentos sociais, unidos por um passado comum (costumes, língua, religião,
tradições e outros) ao ocuparem de um território, procuram organizar-se
politicamente, dando origem a um Estado ou Estado-Nação. União entre um mesmo povo com
sentimento de pertencimento e de ligação entre si, compartilhando, muitas
vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais,
idiomas, entre outros.
Território:
sinônimo de espaço vivido, apropriado, usado, delimitado, que configura
aspectos políticos, econômicos, ambientais e culturais, espaço soberano
reconhecido internacionalmente, espaço geográfico apropriado e delimitado por
relações de soberania e poder. Não é apenas a configuração política de um
Estado-Nação, mas sim o espaço construído pela formação social. Base de um
sistema composto por nós e redes, que constrói uma estrutura conceitual, como
limite, fronteiras, vizinhança, territorialidade, entre outros. Ele é múltiplo,
diverso, complexo e imerso em relações de dominação e/ou de apropriação sociedade-espaço,
desdobra-se da dominação político-econômica mais concreta e funcional à
apropriação mais subjetiva e/ou cultural-simbólica, sendo assim, os limites
do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem
variar de acordo com o espaço em análise. Não há um consenso exato sobre
o conceito de território, pois este não é único para análises espaciais,
sociais e territoriais.
Lugar:
espaço que se torna próximo do indivíduo, constituindo-se como o local do
pertencimento, encontros, experiência, dimensão afetiva, identidade,
subjetividade e lugar do simbólico. No contexto atual, a sociedade depara-se
com um conjunto de acontecimentos que ultrapassam as fronteiras do local, pois
são eventos globais, mas sua repercussão se materializa no lugar, pois abarca
uma permanente mudança, decorrente da própria lógica da sociedade e das
inovações técnicas que estão sempre transformando o espaço geográfico.
Região:
uma parte da superfície da Terra, dimensionada segundo escalas territoriais
diversificadas, caracterizada pelos elementos da natureza ou como uma paisagem
e sua extensão territorial, na qual se entrelaçam os componentes humanos e a
natureza. Ao longo da história, o conceito foi reformulado e está associado à
ideia de território amplo, regionalização, divisão do espaço, localização,
extensão de um fenômeno, entre outros.
Paisagem:
unidade visível do real que incorpora todos os fatores resultantes da
construção natural, social e cultural. Um conjunto de formas e funções em constante
transformação, as quais indicam a estrutura espacial que resulta sempre da
relação dela mesma com a sociedade. Têm sempre o caráter de herança de
processos (fisiográficos e biológicos), de atuação antiga, remodelados e
modificados por processos de atuação recente. São uma herança, um patrimônio
coletivo dos povos que, historicamente, os modificaram ao longo do tempo e do
espaço.
Cartografia:
é considerada uma linguagem, um sistema de código de comunicação imprescindível
em todas as esferas da aprendizagem em Geografia, articulando fatos e
conceitos. Explicar anamorfose – questão 3 página 41
O
raciocínio geográfico está relacionado com uma maneira de exercitar o
pensamento espacial, por meio de princípios fundamentais:
·
analogia: um fenômeno geográfico sempre é comparável
a outros. A identificação das semelhanças entre fenômenos geográficos é o
início da compreensão da unidade terrestre;
·
conexão: um fenômeno geográfico nunca acontece
isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou
distantes;
·
diferenciação: é a variação dos fenômenos de
interesse da geografia pela superfície terrestre (por exemplo, o clima),
resultando na diferença entre áreas;
·
distribuição: exprime como os objetos se
repartem pelo espaço;
·
extensão: espaço finito e contínuo,
delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico;
·
localização: posição particular de um objeto
na superfície terrestre. Pode ser absoluta (definida por um sistema de coordenadas
geográficas) ou relativa (expressa por meio de relações espaciais topológicas ou
por interações espaciais);
·
ordem: ou arranjo espacial é o princípio geográfico
de maior complexidade. Refere-se ao modo de estruturação do espaço de acordo
com as regras da própria sociedade que o produziu.
Utilizar
o livro percurso 4
Regionalizar
significa dividir ou organizar o espaço geográfico em regiões, logo implica em
agrupar ou individualizar, tendo em vista determinados objetivos e critérios.
·
Segundo o desenvolvimento científico e
tecnológico: destaque para os EUA, Europa Ocidental e Japão, consequentemente
mais poder nas relações internacionais.
·
Segundo o Produto Interno Bruto (PIB): é a
soma do valor total de bens (produtos agropecuários, industriais, minerais,
etc.) e serviços (comércio, transportes, telecomunicações, educação, saúde,
setor financeiro, etc.) produzido por um país ou região em determinado período,
geralmente um ano e expresso em dólares. Figura 20 – falar do Brasil
PIB
per capita: por habitante, é a relação entre o PIB e a população total de um
país.
O
PIB esta relacionado com a riqueza de um Estado.
·
Segundo o IDH – Índice de Desenvolvimento
Humano: surge nos anos 1990 para dar maior clareza as condições sociais das
regiões e dos países e utilizado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento. A qualificação ocorre de 0 a 1 (ver figura 22). Critérios
utilizados para analise:
·
Índice de esperança de vida ao nascer.
·
Expectativa de anos de escolaridade.
·
Média de anos de estudo da população
acima de 25 anos.
·
Renda Nacional Bruto (RNB).
·
Segundo níveis de desenvolvimento social e
econômico (Norte-Sul): condições socioeconômicas dos países e níveis de
industrialização. A
regionalização da figura 24, página 38 é resultado de todo o processo ocorrido
nos estudos do percurso 3 (EF08GE08).
Compreender
as relações ambientais, sociais, econômicas, políticas e culturais em
diferentes tempos, como:
·
à crise socioambiental;
·
o desenvolvimento econômico, como o
agronegócio;
·
às relações internacionais, à globalização;
·
à diversidade cultural;
·
os desastres naturais;
·
os conflitos, guerras, genocídios,
terrorismo;
·
às políticas públicas territoriais,
·
às correntes migratórias;
·
às mudanças climáticas;
Agenda 2030 para o
Desenvolvimento Sustentável - um conjunto de programas, ações e diretrizes que
orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao
desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental, propõe 17 Objetivos
do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes.
Temas para redação
“O sujeito e seu lugar no
mundo” tem como foco as noções de pertencimento e identidade.
“Conexões e escalas” tem
como foco a articulação de diferentes espaços e escalas de análise e as
relações existentes entre os níveis local e global.
“Mundo do trabalho” tem como
foco a reflexão sobre atividades e funções socioeconômicas e o impacto das
novas tecnologias.
“Formas de representação e
pensamento espacial” tem como foco a ampliação gradativa da concepção do que é
um mapa e de outras formas de representação gráfica, aprendizagens que envolvem
o raciocínio geográfico.
“Natureza, ambientes e
qualidade de vida” tem como foco a articulação entre a geografia física e a
geografia humana, com destaque para a discussão dos processos físico-naturais
do planeta Terra.
Professor Ronie , posso fazer um texto argumentativo maior, porque achei muito pouco a quantidade prevista no site
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